A crise econômica nos condicionou a uma perspectiva semelhante, que o futuro é instável, e precisamos tomar decisões que, ao menos, constituam uma certa sustentabilidade.
Sendo assim, é de extrema importância olharmos para nossas receitas e ter lucidez para controlar o que “entra e sai”, estabelecendo uma boa relação com o dinheiro que conquistamos por meio do trabalho empreendido.
Precisamos ser estratégicos e fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor.
Consciência e Planejamento Financeiro são essenciais.
Portanto meu povo , atenção :
Relacione todos seus recebimentos/ ganhos e custos/gastos (da forma que for mais prática e útil a você);
Reunindo todas as informações, dimensione sua real situação financeira e patrimonial;
Analise se está gastando mais do que ganhando, isso pode significar que está tendo um padrão de vida não compatível a suas finanças, recalcular a rota financeira é preciso!;
Faça uma lista do que deseja conquistar, até mesmo futuramente. Seja específico e atribua valor e prazo para cada objetivo, seja realista;
Elabore um plano para renegociar e eliminar suas dívidas (se for o caso);
Economize e invista pelo menos 10% de sua renda líquida mensal, o ideal seria basear na REGRA 50 – 30 – 20, sendo 50% para gastos fixos e essenciais, 30% para gastos váriaveis e despesas pessoais, 20% para prioridades financeiras – investimentos para curto, médio e longo prazo (aposentadoria);
Forme Reserva de Segurança que sustente você e sua família por pelo menos 12 meses sem depender de renda;
Reavalie anualmente seu planejamento para ajustar seus objetivos ao atual padrão financeiro;
Importante: Identifique quais são seus sonhos e da sua família, item muito relevante, pois serão eles que te motivarão diariamente buscar a evolução financeira.
Para construir seu orçamento, tenha em mente que você precisa muito mais de disposição e comprometimento do que conhecimentos avançados em finanças.
Coloque o Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar como prioridade, é de extrema importância, pois evita muitas outras crises, como por exemplo crise emocional, conjugal, assim como reduzir gastos desnecessários e poupar para imprevistos e realizações de sonhos!
Disciplina é o segredo!