Olá noivos de plantão! Vão casar?
🤵🏼👰🏻💐

Escrevi essa matéria para o blog do querido fotógrafo Rodrigo Hudson 📸

https://www.rodrigohudson.com.br/

Seguem dicas valiosas de como fazer o dinheiro trabalhar a seu favor em época de pandemia.

Falar sobre dinheiro no Brasil não é fácil, infelizmente pouca instrução temos de educação financeira e abordar esse assunto entre noivos é por muitas vezes delicado, pois cada um tem uma forma de lidar com as finanças, além das crenças, limitações e “traumas” familiares, inclusive a escassez de recurso, tornando motivo de desentendimentos e brigas, principalmente em tempos de crise econômica.

A pandemia obrigou que vários casamentos fossem adiados ou cancelados e, para muitos, é o adiamento de um sonho… Vivemos um momento novo, com muitos desafios e incertezas, é uma mistura de sentimentos, preocupações, inseguranças e principalmente ansiedade. Muitos casais precisaram se adaptar e renegociar com todos fornecedores novas datas.

Estamos no meio de uma situação onde a moeda tem dois lados, né?
Os fornecedores de casamento também encontram-se nesse momento crítico e estão cientes de que o bom senso e parceria deve prevalecer.
Nesse mercado a maioria são pequenos empreendedores, empresas sem grandes fluxos de caixa e que dependem do recebimento das parcelas para se manterem no mercado. O medo de quebrar por causa da perda de renda é real e por isso a importância da empatia, afinal somos todos vítimas do COVID-19.

Sendo assim, é de extrema importância para o momento ter cautela, boa comunicação, afim de fazerem um acordo com melhores condições para todos.
P.s.: procure adiar e NÃO cancelar!

Ahhh vale lembrar que maio é tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, a agenda costuma ser cheia, e em 2020 não terá casamentos. Algo inédito!!!

Este é o momento de nos reinventarmos, usar a criatividade a nosso favor, assim como buscar o “lado positivo” da situação.

Para Fernanda Simolin, consultora e educadora financeira, esta é a oportunidade que os noivos tem de aprender um pouco mais de finanças, afim de otimizarem o uso do recurso, como por exemplo, quanto ao orçamento do casal, antes de gastar, planejar!

É muito importante que vocês tenham transparência de quanto ganham e quais são as suas despesas fixas. Atenção quanto aos gastos supérfluos, fazer uma “faxina financeira” que é diminuir ou cortar, o que não é essencial neste momento e também sugere a possibilidade de gerar renda extra, vender o que não usa mais, fazer uma atividade que proporcione um ganho complementar.

E atenção noivos para essas 2 dicas de ouro da Fernanda em razão ao atual cenário econômico que muito influencia nas finanças, trata-se da Taxa Selic (taxa de referência do Brasil) que sofreu nova redução e está historicamente a mais baixa! Veja como ela influencia no seu bolso:

1- Investimentos: casal que possui dinheiro na poupança, é recomendado realocar para aplicações de renda fixa, que são de perfil conservador e com liquidez, no intuito de buscar melhor ganho, pois a rentabilidade da poupança é equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR, e atualmente a Taxa Selic está 2,25% ao ano, significa que poupança não está performando.

P.s.: para a saúde financeira recorrer ao auxílio de um consultor financeiro ou gerente bancário e fazer o Perfil de Investidor, com sinceridade, e muito cuidado quanto ao risco, assim como o prazo escolhido.

2- Financiamentos ou linhas de crédito: para o casal que vai precisar de dinheiro, este momento é muito oportuno, pois com a Selic nesse patamar as taxas estão muito atrativas, pois o governo quer estimular o consumo da população e assim “controlar“ a crise no Brasil.

A consultora Fernanda Simolin ressalta também a importância dos casais terem uma planilha com todos os custos do casamento bem detalhada, assim, é possível visualizar e organizar melhor o orçamento. Quando vemos os números, mensuramos com mais precisão.

Outra sugestão é apresentar aos convidados a possibilidade de presenteá-los com dinheiro, é uma ajuda super bem-vinda e existem vários sites especializados, como por exemplo o iCasei (https://www.icasei.com.br/presentes-em-dinheiro).

Outra dica essencial para o casal é transparência e diálogo financeiro. Não deixe que uma questão tão trivial como o dinheiro seja um elemento inflamável no relacionamento. Pare de vê-lo como inimigo e aprenda como ele pode trabalhar para a felicidade de vocês!

E como recado final, noivos não deixem de SONHAR, pois o seu dia vai chegar… 🙏🏻♥️

Siga a Fenanças

Visitado 21 vezes, 1 visita(s) hoje 🙂

Escrever um comentário