Viajar: benefícios que proporciona para o corpo e para a mente!

Confira esta matéria que escrevi em 2018 para o conceituado Hotel Refúgio Vista Serrana, sobre esse universo que sou apaixonada. 🌎✈️

https://refugiovistaserrana.com.br/2018/08/30/viajar-beneficios-corpo-mente/

Pensando no seu bem-estar o Hotel Refúgio Vista Serrana vem te dar aquele “empurrãozinho” para sua próxima viagem e vir passar dias relaxantes e inesquecíveis aqui no paraíso!

É fato que a rotina diária nos desgasta. Levantamos cedo, tomamos café da manhã, vamos para o trabalho, enfrentamos transito, alguns de nós dificuldade para estacionar, outros aperto no transporte público, as vezes discussões com o chefe, desentendimentos com clientes, correria, problemas… no final da tarde ao voltarmos para casa passamos no mercado ou na padaria, preparamos o jantar, tomamos banho, pronto já é hora de dormir e o dia seguinte novamente a mesma coisa.

Certamente apenas estamos destinados a viver isto se quisermos ter uma vida estável em termos financeiros, ainda mais se temos obrigações familiares.

Sendo assim, na necessidade de desconectar um pouco dos nossos desafios cotidianos muitas vezes ficamos ansiosos pelas férias ou até mesmo pelo próximo feriado para viajar. E falando em feriado, em breve, teremos o do dia 7 de setembro (Independência do Brasil) que será na sexta-feira. Ótima oportunidade de aproveitar o final de semana prolongado.

👉🏻 Conheça os benefícios que viajar proporciona para o nosso corpo e mente:

🌎 Viajar aguça nossos sentidos: A rotina faz com que ficamos acostumados e, por vezes, perdemos o ânimo e interesse. Diferente de quando viajamos, nosso corpo tende a se manter alerto e curioso sobre o que acontece a nossa volta. É por isso que sentimos uma felicidade gostosa, mesmo ao fazer coisas simples, como caminhar, ver uma paisagem bonita, experimentar uma iguaria nova.

🌎 Fortalece o cérebro e a mente: As experiências internacionais, em especial, ocasiona em nosso corpo aumento da atividade cognitiva, o que provoca o fortalecimento da nossa mente. Isso ocorre porque além de lermos livros/matérias ou vermos documentários para pesquisar roteiros ou aprender outra língua, também nos inteiramos de outros costumes que nos enriquece muitíssimo culturalmente. O fato de conhecer novas pessoas, tradições e gastronomia também agregam, pois são partes ocultas do nosso mundo, diferentes da realidade a que estamos acostumados, que vem para ampliar nosso horizonte. Isso é encantador, até mesmo inesquecível!

🌎 Viajar é um agente anti-envelhecimento: Exatamente pelo motivo acima, viajar atua como um agente anti-envelhecimento, por nos manter curiosos e com vontade de explorar coisas novas, o melhor creme anti-rugas que existe.

🌎 Nos torna mais criativos: Quando viajamos sentimos exatamente o inverso do que nosso corpo vivencia em situações de estresse, que é o enfraquecimento das redes neuronais. Viajar, viver em outro país, aprender outra língua, conhecer aquilo que nos é estranho nos faz evoluir criativamente e pensar coisas que em nossa rotina não conseguimos. É por isso que quando retornamos, estamos cheios de ideias: para o trabalho, para mudar a decoração da casa, o cabelo e por aí vai.

🌎 Viajar diminui o “risco de morte prematura”: Mais outro benefício de viajar foi apontado por cientistas do Centro de Investigação Gerontológica da Finlândia. Eles observaram quando pessoas que se dedicam a conhecer o mundo tendem a ter um forte desejo de estar em grupo e a aceitar mais a si próprias. Quando estamos em grupo temos a tendência a nos mover mais do que quando estamos só e isso está diretamente ligado a um menor índice de mortalidade prematura, pois isso favorece o exercício físico.

🌎 Melhora a autoconfiança, autoestima e sensação de segurança: Um estudo realizado pela Universidade de Hong Kong indica que quem viaja, seja homem ou mulher, tende a encarar a vida de forma mais positiva e a passar a ter o hábito de melhorar suas atitudes e perspectivas de vida. Por isso, viajar nos torna mais confiantes, melhora nossa autoestima e a sensação de liberdade nos faz sentir mais seguros.

🌎 Torna pessoas mais tolerantes e educadas: Uma vez de volta para casa depois de uma viagem, com certeza teremos nos convertido em pessoas mais tolerantes e educadas. A razão? Ter conhecido pessoas completamente diferentes nos dará uma visão mais completa do mundo em que vivemos. Eles não são melhores, nem piores, mas simplesmente distintos. E isso se baseia na riqueza do ser humano; em respeitar e ser respeitado, é universal.

🌎 Viajar nos faz mais felizes do que fazer compras: Um outro estudo desenvolvido na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, aponta que as experiências que vivemos nos deixam muito mais felizes que bens materiais. O estudo aponta que nem mesmo fazer compras nos traz tanta felicidade. Isso acontece porque ao fazer compras, inicialmente estamos felizes, mas nos acostumamos depressa com os objetos novos e logo eles deixam de nos dar tanto prazer. Já com as viagens, por mais que às vezes fiquemos tristes por terem acabado, é só lembrar de bons momentos que tivemos que nos sentimos felizes de novo e isso nos dá uma maior sensação de satisfação.

👉🏻 Coisas enjoam e viajar é uma experiência que fica para sempre. Lembra do carro que você comprou no ano passado? Já enjoou e quer trocar por um novo, não é? Mas aquela viagem que você fez nunca será esquecida ou trocada.

Ou seja, fazer coisas ao invés de comprar coisas nos deixa mais felizes. Veja:

  1. Viajar nos aproxima mais das pessoas e isso tende a nos deixar mais felizes. É só lembrar das viagens com a família, com um/a amigo/a e até aquelas sozinho/a, que fez grandes amizades. Esse tipo de experiência tende a aproximar e conectar pessoas, enquanto comprar coisas, nem tanto.
  2. Contar sobre uma viagem deixa as pessoas mais felizes do que contar sobre a roupa nova que comprou. Daqui a cinco anos você vai contar sobre a sua viagem com a mesma empolgação e felicidade de sempre. Além disso, as pessoas também ficarão mais felizes ouvindo as histórias de uma viagem do que sobre a sua roupa.

🌎 Mudanças ou tentar coisas novas é positivo: É fato que desconectarmos um pouco de tudo o que nos rodeia é saudável, assim também como mudanças, de qualquer tipo. E durante uma viagem fica mais fácil se libertar para fazer coisas que você nunca fez, como aprender um novo idioma, voar de balão mesmo com medo de altura, mergulhar com tubarões em volta, escalar montanhas e até passar frio porque queria conhecer a neve. Todas essas experiências vão formando a sua identidade de forma que depois de viajar você já não é a mesma pessoa. É como se durante e depois de uma viagem você sempre tivesse chance de recomeçar. E recomeçar sendo mais feliz.

💡 Por isso, invista na sua felicidade: Viaje! E quando se encontrar longe de casa, aproveite esses momentos para relaxar a sua mente, para expulsar pensamentos que não sejam construtivos e encontrar-se. Dessa forma, você voltará ao seu trabalho ou rotina com as baterias recarregadas.

Diante de tudo o que foi relatado, só resta lhe desejar boa viagem e reforçar que toda a equipe do Hotel Refúgio Vista Serrana está pronta para tornar sua estadia prazerosa e revitalizante.

Aproveita e faça já sua reserva: 
E-mail: reservas@refugiovistaserrana.com.br
Telefone: (11) 4275-0349

⚠️ Dica: Você que ama viajar assim como eu, faça seu Planejamento Financeiro e inclua o item reserva viagem afim de investir recurso. Cito ainda, mensurar valores e prazo para ser mais tangível. 💰⏰🎯

Siga a Fenanças

Visitado 14 vezes, 1 visita(s) hoje 🙂

Escrever um comentário