🏬 IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é o imposto voltado a propriedades com construção no meio urbano, que é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades.

🏘 Como o IPTU incide sobre a propriedade, o contribuinte deverá pagar pelo número de imóveis em seu nome.

🏠 O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre ele, é realizada a aplicação de alíquotas, descontos e acréscimos definidos pelos municípios.

🔢 O IPTU é reajustado anualmente, considerando-se a valorização do imóvel e da região ou eventual mudança da legislação municipal. Há um limite para esse aumento, a depender de cada município.
(Fonte: Economia Uol)

⚠️ O IPTU em Ribeirão Preto é possível pagar o imposto em cota única, com desconto de 10% sobre o valor total, até dia 11 de janeiro, ou parcelar o tributo em 12 vezes, sem desconto.
Mas, qual a melhor opção?

A prefeitura enviou pelos Correios os boletos para pagamento, mas no site da prefeitura, você também acessa.

‼️ Quem tem o dinheiro deve aproveitar o desconto de 10% e pagar à vista. Confira:

👉🏻 porque é bom ficar livre desse compromisso, já que imprevistos financeiros podem acontecer, assim como esquecimento.

👉🏻 porque nenhum investimento conservador, esta tendo um rendimento equivalente ao desconto de 10% em 12 meses. A taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic, referência para esses investimentos, atualmente está em 2% ao ano (cenário inédito).

🗣 “Assim, é recomendado sacar o dinheiro do investimento conservador para pagar o IPTU à vista, se não for fazer falta para realizar outro objetivo”, aconselha Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

👩🏼‍💻 Dica FEnança$: para imóveis de outros municípios confira o desconto concedido para o pagamento da parcela única, se o desconto for a partir de 2% acredito que seja interessante o pagamento, caso seu recurso estiver alocado em investimento conservador, que possivelmente esteja performando 2% ao ano.

No entanto, para quem não tem o dinheiro, a alternativa é dividir o IPTU em 12 parcelas.
É melhor do que tomar crédito para quita-lo à vista e pagar juros por isso.

🗣 A sugestão da economista do SPC Brasil é que para os próximos anos, o consumidor faça uma programação automática ou vá separando todo mês um determinado valor para quitar os compromissos sazonais.

⚠️ Pagamento em atraso ou não pagamento: o contribuinte estará sujeito ao pagamento de multa, juros, atualização monetária, e, ainda, honorários advocatícios em caso de inscrição em dívida ativa.

Os boletos enviados pela prefeitura não podem ser utilizados para pagamentos em atraso. Nesse caso, o contribuinte pode obter a segunda via do boleto no site da prefeitura, ou realizar o pagamento no caixa eletrônico ou pela internet banking dos bancos conveniados.

‼️ Caso a data de vencimento ocorra em dia em que não haja expediente bancário, o pagamento poderá ser efetuado no 1º dia útil seguinte, sem a cobrança de acréscimo.

👉🏻 Fique atento e bora dar o devido valor no dinheiro, fazer ele trabalhar a seu favor!
(Texto inspirado no Valor Investe)

Siga a Fenanças

Visitado 7 vezes, 1 visita(s) hoje 🙂

Escrever um comentário