Os planos de previdência são os que contam com o maior número de benefícios tributários, por ser um produto financeiro voltado para objetivos de “longo prazo”, como a aposentadoria.

Confira!

▪️não sofre incidência do “come-cotas” como nos fundos de renda fixa que é a antecipação de IR, recolhido no último dia útil dos meses de maio e novembro, utilizando-se a menor alíquota em vigor.
Dessa forma, a rentabilidade final é maior, já que o dinheiro que seria recolhido continua rendendo por muitos anos. O IR só é pago na hora de resgatar ou receber o benefício em forma de renda.

▪️Outro ponto positivo é que o investidor pode decidir entre duas tabelas de tributação:
👉🏻 Tabela Progressiva – quanto maior o valor recebido, maior será a alíquota de IR, que começa em zero e chega a 27,5%.
👉🏻 Tabela Regressiva – conta com alíquotas decrescentes de acordo com o tempo de investimento, chegando a menor alíquota de IR do mercado quando permanece por mais de 10 anos = 10%.

▪️ Opção de escolha:
👉🏻 VGBL – normalmente recomendado para quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda
👉🏻 PGBL – permite abatimento em até 12% da renda bruta para quem faz declaração de IR completa

▪️Portabilidade: ponto relevante, é a possibilidade de trocar de fundo sem resgatar o valor para investir em outro plano, podendo adequar ao melhor tipo quanto ao cenário econômico. Desta forma o investidor não precisa pagar taxas ou Imposto de Renda.
👉🏻 Portabilidade interna = migra para outro plano dentro na mesma instituição financeira
👉🏻 Portabilidade externa = migra para outro banco e seguradora

▪️Sucessão patrimonial = em caso de morte o recurso captado não entra em inventário que é tão caro e moroso no Brasil, disponibilizando o valor em curto prazo para beneficiários escolhidos pelo investidor.
👉🏻 não há incidência do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). A escolha e o percentual para cada beneficiário são livres, desde que respeitada a herança legítima.

▪️Investimento para a aposentadoria: a previdência complementar tem uma função importante ao servir como uma renda adicional à previdência social, em meio às incertezas políticas e econômicas de um país emergente como o Brasil.

▪️Futuro financeiro dos filhos: previdência privada infantil, alternativa vantajosa para bancar os custos dos estudos dos filhos na faculdade, compra de um carro ou até para servir de fundo de reserva o futuro.

👉🏻 A Previdência Privada é interessante para a carteira de investimentos de longo prazo (aposentadoria), mas não significa fazer o plano e “abandonar”… procurar revisar sempre, pelo menos uma vez a cada 6 meses e adequar ao melhor plano diante seu perfil de investidor, cenário econômico e volume acumulado.

⚠️ Na contratação atentar-se quanto a taxa de administração (verificar a menor), se possui taxa de carregamento, taxa de performance, de saída… entre outras.
Analisar rentabilidade acumulada, é sugerido para qual tipo de perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado), também verificar alguns aspectos operacionais como por exemplo PL = Patrimônio Líquido (valor acumulado no fundo R$), quando foi constituído…

P.s.: entre todos estes benefícios, ainda cito que Previdência Privada é muito acessível para começar e até mesmo para administrar, existem planos com contribuição mensal de apenas R$ 100,00, podendo aumentar a qualquer momento, também fazer aporte extraordinário (depósitos extras), assim como paralisar por um tempo, o produto é bem flexível.
Portanto ter um plano é questão de prioridade!

Siga a Fenanças

Visitado 13 vezes, 1 visita(s) hoje 🙂

Escrever um comentário