🗣 Dia 02 de fevereiro teve a primeira reunião de 2022 do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e elevou a Taxa Selic em 1,5%, passando de 9,25% para 10,75% ao ano.

‼️ Foi a primeira vez, desde julho de 2017, que a Selic voltou aos dois dígitos e foi a oitava vez consecutiva que o comitê subiu a taxa básica de juros do Brasil.

💸 A decisão acontece em meio à forte alta dos preços e revisões constantes para baixo nas projeções para a economia brasileira.

⚠️ É importante destacar que com a Selic acima de 8,5% ao ano, o retorno da Poupança passou a ser de 0,5% ao mês mais a TR (atualmente zerada) – ou 6,17% ao ano mais a TR.

🚨Atenção! Foi no dia 09 de dezembro de 2021 que a poupança voltou a ter esta “rentabilidade”, pois desde 2012 a poupança vinha performando apenas 70% da Selic!

🗣 E por que a Selic aumentou de novo?
Um dos principais motivos é pra controlar a inflação do país, que fechou 2021 altíssima, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 10,06% ao ano!

🗣 E a Selic vai subir mais?
Sim. A sinalização é de que o BC ainda repetirá a elevação na próxima reunião, daqui 45 dias, enquanto persistir a inflação elevada.

🗣 Fenanças, com este novo aumento da Selic meu dinheiro agora ganha da inflação?
Com os aumentos, a renda fixa passa a “recuperar” as perdas já que a tendência é que a inflação vá reduzindo ao longo de 2022, até alcançar a meta no final do ano, que é 5,38%.

💰Portanto meu povo 🇧🇷, o dinheiro na poupança ainda sofre “perda” com esta atual inflação.

💣 Crédito mais caro!
A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação. Isso porque juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo.
Por outro lado, taxas mais altas dificultam a recuperação da economia.
*Encarecer crédito: envolve aumento nas taxas de empréstimos e financiamentos em geral 🔥

👩🏼‍💻 Consultoria Fenanças a disposição!

Siga a Fenanças

Visitado 21 vezes, 1 visita(s) hoje 🙂

Escrever um comentário