⛲️🪴 Maior jardim de praia do mundo
Com 5.335 metros de comprimento e 50 metros de largura, o jardim da orla de Santos é um cartão postal da Cidade.
O colorido e as formas geométricas do maior jardim frontal de praia do mundo (Guinness World Records, pág. 196, edição 2001) são motivo de orgulho dos santistas e saltam aos olhos dos turistas.

🌱O jardim se inicia próximo à divisa com a cidade de São Vicente e se estende até a entrada do canal portuário, entre a Ilha de São Vicente (Santos e São Vicente) e a Ilha de Santo Amaro (Guarujá). No sentido longitudinal, é cortado por 6 canais de drenagem.
São mais de 900 canteiros distribuídos por toda a orla.
O jardim tb conta com mais de 70 monumentos entre bustos, estátuas, marcos, fontes luminosas e vasos ornamentais, além de dezenas de quiosques, sanitários e chuveiros públicos.

🌷A manutenção desse imenso ‘tapete verde’ é feito diariamente pela Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), da Secretaria de Serviços Públicos. Envolve cerca de 20 profissionais.

🧑🏻‍🌾 5,4km que abriga mais de 200 espécies de plantas como lírios amarelo-laranja, dracenas vermelhas, pingos de ouro, chapéus-de-sol e íris. “Muitas espécies são exóticas e de outras regiões do mundo, como os continentes asiático e africano, criando um lindo cenário natural”, explica o jardineiro Juvenaldo Alves.

🌅 Durante o verão que surgem os maiores desafios de manutenção por conta do calor e da umidade, surgem mais ervas daninhas.

🏞️ O cartão postal santista recebe plantas que, além de belas, precisam se adaptar às condições climáticas da Cidade. “Aqui tem maresia, ventos da região Sul, além de muito calor e períodos de chuva. Todos esses fatores influenciaram na construção do jardim”, explica a engenheira agrônoma da Copaisa, Gisela Aparecida.

🌳CURIOSIDADES
Partiu do engenheiro Saturnino de Brito a ideia da construção dos jardins em 1914. Na década seguinte, começaram a surgir áreas ajardinadas em frente aos hotéis e, nos anos 1930, foi construído o primeiro trecho dos jardins. Mas seu traçado atual, curvilíneo, data de 1960, então sob a batuta do arquiteto Armando Martins.

www.santos.sp.gov.br

 

Visitado 4 vezes, 1 visita(s) hoje 🙂

Escrever um comentário